ANTENA PARANÓICA

lemos e descolamos o que há de melhor na rede

HISTÓRIA

As cartas que Gandhi escreveu para Hitler

Em 23 de julho de 1939, poucas semanas antes de a Alemanha nazista invadir a Polônia e Reino Unido – e a Austrália, França, África do Sul, Nova Zelândia e Canadá declararem guerra -, Mahatma Gandhi escreveu uma carta a Hitler. Pedia, pelo bem da humanidade, que fizesse todo o possível para impedir o início de um conflito que poderia matar milhões de pessoas e que, infelizmente, acabou acontecendo.

O governo britânico nunca permitiu que a carta chegasse às mãos do Führer:

“Caro amigo,

Alguns amigos foram me pedir para escrever para o bem da humanidade. Mas eu resisti o pedido deles porque eu senti que minha carta seria uma impertinência. Algo me diz que não deve calcular e que faço o meu apelo para qualquer coisa de valor.

É claro que hoje é a única pessoa no mundo que possa impedir uma guerra que poderia reduzir a humanidade a um estado selvagem. Deve-se pagar o preço de um objetivo, por mais digno que possa parecer? “Você ouve a oração de alguém que, deliberadamente, rejeita o método de guerra, não sem grande sucesso? De qualquer modo, espero Em qualquer caso, espero que a sua clemência se me equivoco ao escrever-lhe”.

Um ano depois, em 24 de dezembro de 1940, Gandhi escreveu uma segunda carta diante do genocídio de Braunau am Inn, na qual, mais uma vez, pediu-lhe para pôr fim à guerra e levar em conta que, mesmo resultando vencedor o mesmo, não provaria que ele estava certo, mas simplesmente que o seu poder de destruição foi maior que o de outros contendores.

Eis o conteúdo desta segunda carta:

“Eu não tenho inimigos. Minha ocupação na vida durante os últimos 33 anos tem sido a de ganhar a amizade de toda a humanidade, confraternizar com os seres humanos, independentemente de raça, cor ou religião.

Espero que você tenha tempo e vontade de saber como considerar suas ações sobre uma boa parte da humanidade que vive sob a influência da doutrina da amizade universal. Seus escritos e declarações e as de seus amigos e admiradores não deixam dúvida de que muitos de seus atos são monstruosos e impróprio para a dignidade humana, especialmente na estimativa de pessoas que, como eu, acreditam na amizade universal. Refiro-me a atos como a humilhação da Checoslováquia, o estupro da Polónia e do colapso da Dinamarca. Eu percebo que a sua visão da vida é vista com tais atos de espoliação. Mas desde a infância, somos ensinados a considerá-los como atos degradantes humanidade. Portanto, não podemos desejar o sucesso de suas armas.

Mas a nossa é uma posição única. Nós resistimos ao imperialismo britânico tanto quanto o nazismo. Se houver alguma diferença é muito pequena. Um quinto da raça humana tem sido esmagada sob a bota britânica empregando meios que não suportam ao menor controle. Mas a nossa força não significa prejuízo para o povo britânico. Nós tentamos convertê-los, não para derrotá-los na batalha. A nossa é uma rebelião armada contra o domínio britânico. Mas a converter-se ou não, nós somos absolutamente determinado a conseguir o seu governo ser impossível através da não-violência. O método é invencível pela natureza. É baseado no conhecimento de que qualquer ‘spoiler’ pode alcançar seus objetivos sem algum grau de cooperação, voluntário ou obrigatório, por parte da vítima.

Nossos governantes podem ter a nossa terra e nossos corpos, mas não nossas almas. Os primeiros podem ser completamente destruídos; todos indianos, homens, mulheres e crianças. É verdade que nem todos podem atingir um tal grau de heroísmo e uma boa dose de medo pode esmagar a revolução, mas isso é irrelevante.

Porque, se em Portugal há um número suficiente de homens e mulheres que estão dispostos, sem nenhuma má vontade contra os saqueadores, a entregar as suas vidas ao invés de dobrar os joelhos para eles, se têm mostrado o caminho para a liberdade da tirania da violência . Peço-lhe que acredite em mim quando digo que você vai encontrar um número inesperado de tais homens e mulheres na Índia. Durante os últimos 20 anos foram formados para isso.

Durante a segunda metade do século passado, temos vindo a tentar libertar o governo britânico. O movimento de independência nunca foi tão forte como agora. O Congresso Nacional Indiano, que é a mais poderosa organização política, está a tentar alcançar esse fim. Temos conseguido sucesso muito significativo por meio do esforço da não-violência. Nós estamos procurando os meios adequados para combater a violência mais organizada no mundo, representado pelo poder britânico. Você desafiou. Agora temos de ver qual é a melhor organizada, a alemã ou a inglesa. Sabemos o que a bota britânica tem sido para as raças não-européia no mundo. Mas eu nunca iria querer pôr fim ao governo britânico com a ajuda alemã. Sobre a violência não encontro uma força que, se organizada possa, sem dúvida, enfrentar uma combinação de todas as forças do mundo mais violento. Na técnica do “ahimsa” (não violência), como eu disse, não há derrota. Tudo é “Vitória ou morte” sem matar ou ferir. Você não precisa usar praticamente nenhum dinheiro e, claro, sem a ajuda da ciência da destruição que você tenha melhorado.

Espanta-me que você não perceba que a Ciência não é monopólio de ninguém. Se não são os britânicos, será outro poder, certamente para melhorar o método e terminará com suas próprias armas. Além disso, é deixar um legado para seu povo de que possa se orgulhar, porque você não pode se orgulhar de recitar uma longa lista de atrocidades, por mais inteligentes que forem planejadas.

Portanto, eu apelo a você, em nome da humanidade, para deter a guerra. Não se perde nada se você colocar todas as questões em disputa entre você e a Grã-Bretanha nas mãos de um tribunal internacional escolhido de comum acordo. Se for bem sucedido na guerra, isso não prova que você estava certo. Apenas prova que seu poder destrutivo era maior. Em contraste, uma frase de um show do tribunal imparcial, na medida em que for humanamente possível, que o partido estava certo.

Saiba que não muito tempo atrás, liguei para todos os ingleses a fim de aceitar o meu método de resistência pacífica. Eu fiz isso porque o Inglês sabe que eu sou um amigo, apesar de ser um rebelde. Eu sou um estranho para você e seu povo. Eu não tenho coragem de fazer o apelo feito a todos os ingleses, mas se aplica com igual força para você do que o britânico.

Durante esta época, quando os corações dos povos da Europa estão ansiosos pela paz, temos suspenso, mesmo a nossa luta pacífica. É demais pedir que haja um esforço pela paz num tempo em que possa não significar nada para você, pessoalmente, mas tem que significar muito para os milhões de europeus, cujo grito silencioso pela paz, posso ouvir porque os meus ouvidos podem ouvir até a voz de milhões de pessoas mudas?

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

